Empowerment
Luan Joenk
Joelson Moreira
Paulo Renato
O que é Empowermente como ele funciona?
Segundo HERSHEY, P. ; BLANCHARD, K. W.
(Psicologia para Administradores) Nas organizações, o significado de
Empowerment diz respeito a liberar habilidades e conhecimento, assumindo a responsabilidade pelo trabalho e agindo com mais autoridade e autonomia após ter sido designado para isso.
A
partir do Empoderamento, os colaboradores passam a se relacionar de maneira diferente com as suas atribuições e a demonstrar mais compromisso na execução das tarefas, sendo assim, sentem-se parte da empresa.O
Empowerment não deve ser confundido com a mera delegação de tarefas, tampouco ser baseado no estilo tradicional de gerenciamento ODS (Organizar, Delegar e Supervisionar). Delegar poder vai além, pois atinge o comprometimento e responsabilização.
Na essência e na prática, o Empowerment
envolve a descentralização de poderes na escala organizacional, conferindo autoridade e autonomia para funcionários situados em diferentes níveis hierárquicos.
Cumpre ressaltar que mesmo realizando funções distintas, os colaboradores devem caminhar com um só propósito e em uma única direção: o sucesso geral da empresa.
Quais os sentidos do processo de Empowerment?
Um processo de Empowerment implica a
alteração de papéis tanto da parte gerencial quanto da parte do empregado. É portanto um processo de dois sentidos em que ambas as partes têm funções definidas e que devem funcionar como parceria.
Neste sentido cabe ao gerente criar um ambiente propicio para aplicação da nova gestão, enquanto os empregados devem assumir propriedade e autoridade para a tomada de decisões.
Assim, o gerente:
Cria a visão;
Negocia “fronteiras”;
Supre informações;
Fornece recursos;
Ensina e treina;
Foca nos resultados.
Por sua vez, para tomar decisões e aperfeiçoar o trabalho, os empregados assumem:
Responsabilidade;
Propriedade;
Autoridade.
Os quatro pilares para o processo de Empowerment
Poder