Empowerment
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA
CURSO - ADMINISTRAÇÃO
“"EMPOWERMENT"”
GESTÃO ESTRATÉGICA E DAS ORGANIZAÇÕES II
ALUNOS: ALESSANDRA BRANCO, CAIO TAMINATO, PEDRO RUDGE E RODRIGO CARONE
São Paulo / 2013
Conceitos
O mercado é muito diferente de antes, a concorrência é muito mais intensa e a velocidade das mudanças é maior
O desempenho de uma empresa está completamente relacionado com a gestão das mesmas. Sendo assim, qualquer tecnologia que seja implantada na organização, precisa vir acompanhada de um estilo inovador de gestão, o “"empowerment"”, sendo este um dos pilares fundamentais na gestão das organizações. O "empowerment" pode ser considerado a gestão que concede ou fortalece poder decisório para seus colaboradores, dando-os oportunidades de participar ativamente do processo de tomada de decisão
Conceitos
Castro (1994) energização é o principal objetivo da empresa. Diminuição da hierarquia e da distancia entre as unidades organizacionais.
Rothstein (1995) diz que “"empowerment"” constitui um ato de construção, desenvolvimento e incremento do poder entre as pessoas.
Marins Filho (2000) sinônimo literal de “dar poder” ou “autonomia” às pessoas, e estas passarão a diagnosticar, analisar e propor soluções para os problemas da empresa.
Dorsey, Rocha (2000) “"empowerment"” é um novo paradigma, existe uma parceria entre as chefias e os subordinados, visando o crescimento das pessoas e da organização.
Por que promover o “"empowerment"”?
O “"empowerment"” traz uma abordagem inovadora e moderna para a gestão das organizações hoje, exatamente o que estas precisam para se manter neste mercado extremamente rápido e competitivo. Com essa tecnologia é possível segurar os talentos na empresa, já que os mesmos não ficam em companhias que não lhes fornecem autonomia e chances de crescimento.
Requisitos