Lesão cerebral
LESÃO CEREBRAL ADQUIRIDA
KATIA CHAMMAS
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
ABRIL - 2014
KATIA CHAMMAS
LESÃO CEREBRAL ADQUIRIDA
Trabalho apresentado a Professora Flavia Avila da disciplina Processos Cognitivos da turma 109 , turno Noturno, do curso de Psicologia, Periodo 3º.
Cachoeiro de Itapemirim - Abril de 2014
4 1-INTRODUÇÃO
A reabilitação neuropsicológica é citada em estudos antigos. Documentos trazem a data em 500 a.c, onde foram feitas tentativas de restituir através de tratamento alguma lesão cerebral. O cérebro é o órgão responsável por todas as atividades do corpo humano a qual através de suas sinapses e comandos são veemente desenvolvida, e esse desenvolvimento acontece também influenciado pelo ambiente, como cita Santos-monteiro:
Considerando- se que a interação de um indivíduo com o seu ambiente é feita através dos seus órgãos dos sentidos, podemos então entender que os estímulos sensoriais provenientes do ambiente exercem influência decisiva sobre o sistema nervoso, sobretudo durante o período de desenvolvimento rápido do encéfalo (2002, p.17).
Através de estudo comprovou-se que o cérebro pode ser dividido por áreas, onde cada uma é responsável por uma função, “[...] cada função cerebral estava estritamente relacionada a uma área do cérebro [...] (SANTOS-MONTEIRO, 2002, p. 17)”. Esse órgão é resultante da união entre a medula espinhal e nervos periféricos os quais formam um sistema de controle capaz de processar informações e desenvolver mecanismos de acomodação a novas situações. No entender de Pereira (2008 apud Damásio, 2008, p. 155) “o corpo contribui para o cérebro com mais do que a manutenção da vida e com mais do que os efeitos modulatórios. Contribui com um conteúdo essencial para o