Embalagens utilizadas para frutas e hortaliças
Tipos de Embalagens utilizadas para frutas e hortaliças
É possível diminuir o elevado índice de perdas pós-colheita do Brasil utilizando-se embalagens adequadas ao tipo de fruta ou hortaliça. Esta medida diminui os danos mecânicos, a possibilidade de contaminação por doenças e a inadequação para carga ou descarga mecanizada.
Estima-se que 20 a 30% das hortaliças e frutas produzidas saem do campo e não chegam ao consumidor final. (Luengo; Calbo. Embalagens para comercialização de frutas e hortaliças. Brasilia, 2006. <http://bbeletronica.cnph.embrapa.br/2006/ct/ct_44.pdf> Acesso em: 18 fevereiro 2013).
Existem diversos tipos de embalagem para o acondicionamento de frutas e hortaliças como a de madeira, plástico, papelão e os sacos de nylon e de juta.
Embalagens de madeira
É a embalagem mais utilizada para o transporte dos produtos ao mercado intermediário, atacado e varejo. Apresenta uma superfície áspera e é reutilizável, o que provoca um desgaste abrasivo entre os produtos, podem transmitir bactérias e fungos causando doenças e perdas pós-colheita além de serem difíceis de higienizar.
Embalagens de papelão
As caixas de papelão são utilizadas em menor escala. Apresentam baixa resistência à umidade, porém possibilitam a estampa de marcas próprias e coloridas o que melhora a aparência e identifica o fornecedor do produto embalado e por não serem reutilizadas, não transmitem doenças.
Embalagens plásticas
Embalagens plásticas estão substituindo as de madeira, pois além de também serem reutilizadas, elas podem ser lavadas e higienizadas permitindo eliminar a contaminação e propagação de problemas fitossanitários entre os produtos. São fáceis de transportar além de resistentes, permitem fácil armazenagem, ventilação e preservação dos produtos e devido ao seu design, diminuem os impactos que danificam os produtos no transporte.
Sacos de nylon e juta
São utilizados para batata e cebola com