Direito
Profª responsável:
Considerações gerais sobre a utilização do laboratório. 1) Os horários de aula deverão ser respeitados com rigor. 2) É aconselhável o uso de jaleco, sapatos fechados, cabelos presos. 3) O acadêmico é totalmente responsável pelos materiais permanentes que por ventura venha danificar, tendo que restituir o mesmo. 4) Não jogue lixo na pia e sim em cestos apropriados para o descarte do material utilizado. 5) O acadêmico deverá encontrar a bancada limpa e assim deixá-la para o colega seguinte. 6) Todo trabalho científico precisa ser documentado, para isso TRAGA consigo SEMPRE um bloco de anotações para o laboratório de Bioquímica. O desenho esquemático é muito importante para seu aprendizado e deverá ser feito tal qual é visualizado, sem criações ou imaginações. Os esquemas deverão ser feitos a LAPIS. Anote todos os detalhes OBSERVADOS.
Fundamentos teóricos da Prática:
Podemos classificar as proteínas em: * Homoproteínas: também chamadas de proteínas simples, são formadas exclusivamente por aminoácidos, como exemplo, temos: hemoglobinas (sangue), albuminas (ovo), queratinas (cabelo) e elastina (tendões). * Heteroproteínas: possuem aminoácidos junto com outros compostos denominados núcleo ou grupo prostético. De acordo com a natureza deste, elas podem ser glicoproteínas, cujo núcleo é um glicídio exemplos: nuicina (saliva) e osteomucóide (ossos); fosfoproteínas, cujo núcleo é o ácido fosfórico exemplos: caseína (leite), vitelina (gema do ovo); cromoproteínas, cujo núcleo é um ácido nucléico. Com relação à estrutura das proteínas, temos que considerar quatro aspectos: estrutura primária, estrutura secundária, estrutura terciária e quaternária.
Estrutura das proteínas:
As proteínas possuem uma estrutura tridimensional (conformação) bem definida, da qual dependem fundamentalmente suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Essa estrutura é relativamente sensível à ação