embalagens ativas
As embalagens ativas são utilizadas para proporcionar informações sobre a qualidade do alimento embalado e para manter o frescor dos alimentos
Durante mais tempo. Entre os diversos tipos de embalagens ativas, os antioxidantes, com ação antioxidante sobre o produto embalado são de grande importância.
A embalagem ativa mais utilizada no mercado é a que controla o oxigênio (sachês com absorvedores de O2). É utilizada para verduras ensacadas, chamadas minimamente processadas, que precisam manter o frescor e a cor. Com base no exposto, considera-se de grande interesse promover industrialmente a obtenção de embalagens ativas de fontes renováveis (amido ou fécula).
O uso de plásticos sintéticos apresenta grandes vantagens, mas seu uso crescente gera preocupação devido ao descarte. Filmes biodegradáveis formulados com matérias-primas oriundas de recursos renováveis, como a fécula/amido, não apresentam esta desvantagem. Como uma alternativa à utilização de antioxidantes sintéticos, devido ao seu potencial toxicológico, tem-se buscado utilizar fontes naturais de compostos antioxidantes, como frutas e seus derivados.
A especificação de sistemas de embalagem para frutos e hortaliças in natura ou minimamente processados é complexa, pois diferentemente de outros alimentos , pois diferentemente de outros alimentos, estes produtos continuam respirando até mesmo depois de embalados. A proteção mecânica, as tecnologias envolvidas no desenvolvimento de embalagem visam reduzir a taxa de respiração para aumentar a vida útil do produtoPara atender às necessidades do mercado estão sendo desenvolvidas as chamadas embalagens ativas que devem interagir de forma especificada (planejada) com o alimento devem acumular funções adicionais, entre as quais podem ser destacadas: absorção de compostos que favoreça a deterioração,liberação de compostos que aumente a vida de prateleira, e monitoramento da vida de prateleira do produto.