Canhoneio
A operação de canhoneio é considerada parte fundamental nas etapas de completação dos poços petrolíferos, onde o mesma tem como objetivo a comunicação do reservatório ao poços através do uso de cargas explosivas.
Os canhoneios podem ser classificados em três tipos variando através da pressão exercida no sistema, sendo eles os overbalance, underbalance e o extreme balance, associados a estas técnicas estão os métodos convencionais, Through Tubing e tubing-conveyed perforation.
São usadas diversos tipos de cargas, tendo cada uma delas suas características especificas, sendo assim através da suas características conseguem nomear o tipo de formação a qual será aplicada.
O processo quando bem aplicado trará lucro para o processo de produção, trazendo uma elevação na produção e diminuindo os custos aplicados no campos de exploração.
2- OPERAÇÃO DE CANHONEIO
Parte fundamental na etapa de completação de poços de petróleo, o qual tem a responsabilidade de comunicar o reservatório ao poço fazendo uso de cargas explosivas.
Baseando na pressão do sistema os canhoneios podem ser classificados nos seguintes tipos:
2.1- OVERBALANCE
Baseada na pressão positivas do poço relacionada a formação, ocasionada através do fluído de completação, a diferença de pressão faz com que o ocorra que o fluídos utilizados invadam a área canhoneada, fazendo com que contamine as imediações do poço, representando incertezas, devido que senão houver compatibilidade entre o fluídos e argilas pode contaminar de forma que não descontaminar, aumentando os custos com tratamentos mais específicos.
A compactação dos detritos gerado no processo de explosão aos poros da formação, fenômeno nomeado de tamponamento, este responsável na dificuldade do fluxo do fluído para dentro do poço, reduzindo a produção. (Figura 1).
Este método dispensa o uso de válvulas de fechamento de emergência (BOP), possibilitando a ocorrência de disparos antes da finalização da completação do poço (fluxo