Embalagens alimentícias
INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA E EXATAS
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
COMO ARMAZENAR PROTUDOS ALIMENTICIOS
Uberaba, MG
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS E EXATAS
CURSO ENGENHARIA DE ALIMENTOS
COMO ARMAZENAR PROTUDOS ALIMENTICIOS
Relatório técnico-científico apresentado por Anderson Cesar, Kaique Shigueto e Valter Montes, como requisito parcial de avaliação da disciplina Introdução a engenharia ministrada pelo professor Dr.Paulo.
UBERABA – MG
2013
BOAS PRÁTICAS DE ARMAZENAGEM NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
1. INTRODUÇÃO
Assegurar o controle de qualidade dos alimentos industrializados é dever das indústrias de alimentos. A garantia da segurança alimentar dos produtos, exigida por lei, é fundamental para a manutenção da competitividade e sobrevivência das empresas no mercado nacional e internacional.
De acordo com a legislação nacional, todas as indústrias de alimentos são obrigadas a seguir normas e padrões que estabeleçam condições higiênico-sanitárias para manipulação e processamento de alimentos.
As chamadas Boas Práticas de Fabricação (BPF), foram estabelecidas pelo FDA (Food and Drug Administration), e consistem numa série de práticas higiênicas recomendadas durante o manuseio de alimentos, visando a obtenção de produtos seguros para o consumo e nelas estão incluídas todas as etapas de fabricação.
O Ministério da Saúde instituiu a utilização de programas BPF
(Boas Práticas de Fabricação) como parte das ferramentas e roteiro para a inspeção do setor através de: Portaria 1428 - MS de 26/11/93 - Inspeção Sanitária de Alimentos; Portaria 326 - SVS/MS de 30/07/1997 - Condições Higiênico-Sanitárias e de PF para Estabelecimentos Produtores/
Industrializadores de Alimentos; Res. nº 23 de 15/03/00 - Manual de Procedimentos Básicos para Registro e Dispensa da Obrigatoriedade de