Modelo Resumo
RESUMO
Tony Judt, 58 anos e autor inglês de uma extraordinária história do pós-guerra europeu, fala sobre o exemplo que a Europa pode dar ao mundo. Lembra o autor que na sua época de estudante, na década de 60, não se falava do extermínio dos judeus franceses pelos nazistas. O reconhecimento tardio da gravidade do holocausto é um dos temas tratado no seu livro Postwar (Pós-Guerra), descrevendo minuciosamente os últimos 50 anos da história européia.
A obra retrata a trajetória do continente que, embora tenha ficado arrasado ao fim da Segunda Grande Guerra em 1945, conseguiu ser transformado em um próspero modelo de união transnacional.
O autor destaca dois pontos importantes a serem considerados pelo resto do mundo: o primeiro é o chamado modelo europeu, que surgiu do entendimento da necessidade de conciliar o poder do Estado e a liberdade da economia; o segundo ponto trata da percepção de que hoje a economia, os mercados, os negócios, a comunicação, tudo é transportado além das fronteiras dos países. Por isso a importância de se ter um sistema internacional integrando suas instituições, legislações e acordos internacionais.
Segundo Tony Judt, “a União Européia combina a soberania dos Estados ao poder de novas instituições transnacionais”. Sendo este um modelo promissor para o século XXI, apesar das dificuldades a serem enfrentadas pelos países das Américas que desejarem adotar esse modelo. A redução das barreiras internas entre os países da Europa atingiu não apenas no comércio, mas em vários níveis. Permitiu-se que instituições de educação atuassem livremente, de forma transnacional, incrementando o fluxo de conhecimento entre os países.
O Plano Marshall, financiado pelos Estados Unidos, devolveu a esperança aos países europeus arrasados pela guerra. “A situação da Europa em 1945 era terrível, mas o pior da crise era o aspecto humano, e não econômico. A recuperação foi rápida porque os europeus já contavam com