modelo de resumo
É a "apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto" (Norma NBR 6028/2000, da ABNT). No resumo, devem aparecer as principais ideias do autor porque isso abrevia o tempo dos pesquisadores e difunde informações de tal modo, que pode influenciar e estimular a consulta do texto completo.
Estilo e extensão
O resumo deve destacar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do autor da obra resumida do trabalho. É necessário que se apresente os objetivos e os assuntos do texto original, bem como os métodos e técnicas de abordagem, mas sempre de forma objetiva e clara, evitando repetições de frases inteiras do original. Também será objeto do resumo a descrição das conclusões, ou seja, as consequências dos resultados. O resumo não deve apresentar juízo crítico. Deve respeitar a ordem em que as ideias ou fatos são apresentados.
Quanto ao estilo, as frases devem ser concisas e sem numerar os tópicos. A primeira frase explica o assunto do texto. Em seguida, indica-se a categoria do tratamento. Do que se trata? De estudo de caso, de análise da situação? Preferencialmente, serão escritos os resumos em terceira pessoa do singular e com verbos na voz ativa. O resumo deve ser inteligível por si mesmo (isto é, dispensar a consulta ao original).
(Observe: segundo a NBR 6028, da ABNT, deve-se evitar o uso de parágrafos no meio do resumo. Portanto, o resumo é constituído de um só parágrafo).
Procedimentos para realizar um resumo:
1. Destacar:
Elementos bibliográficos do texto; sua ficha técnicaSobrenome do autor, nomeTítulo da obra
Local de publicação do texto
Editora
Ano
Páginas
Tipo de texto, o gênero a que se filia (literário, didático, acadêmico)Resumo do conteúdo: assunto do texto, objetivo, métodos, critérios utilizados, conclusões do autor da obra resumida.
2. Verificar o plano da obra a ser resumida;
3. Quem está escrevendo deve responder, no resumo, a duas perguntas: o que o autor pretende demonstrar? de que trata o texto?