Fernando Pessoa
Vida, obra, época histórica, literária e social.
Biografia
Fernando pessoa dizia:
Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.
Mas apesar dos dias serem só seus, é bom saber mais sobre este poeta.
Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, 13 de Junho de 1888 e faleceu na mesma cidade a 30 de Novembro de 1935, com 47 anos de idade. É conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta, filósofo e escritor português do século 19.
A sua infância e adolescência foram marcadas por factos que o influenciariam posteriormente. No dia 24 de Julho de 1893, seu pai morreu, com 43 anos, vítima de tuberculose. Fernando tinha apenas cinco anos. O irmão Jorge viria a falecer no ano seguinte, sem completar um ano. Foi também neste período que surgiu o primeiro heterónimo de Fernando Pessoa, HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Chevalier_de_Pas" \o "Chevalier de Pas" Chevalier de Pas. A mãe casa-se pela segunda vez em 1895 por procuração, na Igreja de São Mamede, em Lisboa, com o comandante João Miguel Rosa, cônsul de Portugal em Durban (África do Sul), que havia conhecido um ano antes. Em África, onde passa a maior parte da juventude e recebe educação inglesa, Pessoa viria a demonstrar desde cedo talento para a literatura.
Deixando a família em Durban, regressa definitivamente à capital portuguesa, sozinho, em 1905. Passa a viver com a avó Dionísia e as duas tias. Em 1906, matricula-se no Curso Superior de Letras (atual HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Faculdade_de_Letras_da_Universidade_de_Lisboa" \o "Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa" Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), que abandona sem sequer completar o primeiro ano.
Em 1915 participou na revista literária Orpheu, a qual lançou o movimento modernista em Portugal, causando algum escândalo e muita