Estudo de caso FIAT
NOME DA EMPRESA
1. IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
1.1 Dados da Organização:
Razão Social: Fiat Automóveis S.A.
Nome Fantasia: Fabbrica Italiana Automobili Torino (FIAT).
Localização: Sede Mundial em Turim (norte da Italia).
Marcas da FIAT: Ferrari, Alfa Romeu, Maserati, Chrysler, Jeep, Dodge, Lancia, Autobianchi, Innocenti Abarth, OM, Iveco, CNH, New Holland, Flexy-Coils, FIAT_Hitachi, Case e FIAT-Allis.
2. O NEGÓCIO
A empresa nasceu do desejo comum de 10 dentre eles aristocratas, latifundiários, empresários e profissionais de Turim para montar uma fábrica para a produção de carros.
A ideia de produzir carros em escala industrial veio aos amigos Emanuele Cacherano de Bricherasio e Goria Cesare Gatti (ex-fundadores da ' ACI Automóvel Clube da Itália).
O grupo, após várias reuniões para determinar o esboço do acordo como exigia o padrão Café Madame Burello e depois de obter o apoio financeiro de Turim, se reuniram no Palazzo Bricherasio para assinar o ato de Constituição da fábrica Cars Company Limited – Torino, elaborado pelo Cav. Dr. Ernesto Tower, que foi em 11 de Julho de 1899.
Durante a primeira reunião, o Conselho de Administração da recém-formada FIA (sigla de Fabbrica Italiana Automobili), decidiu a compra de "Accomandita Ceirano & C.". Primeiro carro construído pela Fiat foi o modelo “3 ½ HP ", uma cópia de "Welleyes" e produzido em oito espécimes durante 1899. No mesmo ano, a empresa mudou seu nome para FIAT (um acrônimo para Fabbrica Italiana Automobili Turin), por sugestão de Cesare Goria Gatti-se as colunas do jornal L'Automobile , convidou a adoção da sigla também por causa de seu significado em latim (na terceira pessoa verbo no singular fio = são feitas, eu faço) sobre o futuro da empresa.
As atividades do grupo eram inicialmente centralizadas na fabricação de automóveis e de veículos industriais e agrícolas. Na primeira década do século XX já fabricava também locomotivas, e, com o início da