Eles não usam Black-tie
Componentes: Yuri Regis, Vitória Mirelly, Mariana Kelly, Vanessa Silva, Yanka Raquel.
Professor: Alexandre Dantas.
Disciplina: Sociologia.
2° ano “D”
SINOPSE:
Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.
FICHA TÉCNICA:
Gênero: Drama
Direção: Leon Hirszman
Roteiro: Gianfrancesco Guarnieri, Leon Hirszman.
Elenco: Anselmo Vasconcelos, Bete Mendes, Carlos Alberto Riccelli, Fernanda Montenegro, Francisco Milani, Gianfrancesco Guarnieri, Lelia Abramo, Milton Gonçalves, Rafael de Carvalho.
Produção: Leon Hirszman
Fotografia: Lauro Escorel
Trilha Sonora: Adoniran Barbosa, Chico Buarque de Hollanda, Gianfrancesco Guarnieri.
O filme, Eles não usam black-tie trata-se de uma peça de grande sucesso do saudoso Gianfrancesco, a qual foi adaptada ao cinema brasileiro, recebera vários títulos devido ao sucesso que alcançara não só no Brasil, como também no exterior. O filme tem como cenário a grande cidade de São Paulo dos anos 70, local que foi palco de grandes movimentos sociais.
O drama que envolve família, sindicato, e indústria, traça um perfil vivo e emocionante do Brasil no processo de transição do regime ditatorial para o sistema capitalista, marcado pela incerteza, confusão e fanatismo, qualidades que sempre estão presente entre a decadência do antigo e estabelecimento do novo.
Para que o sistema permanecesse viável, era necessárias a fixação de preços e exercer suficiente controle sobre o emprego da força de trabalho, este último posicionamento é bastante evidenciado no