ELEMENTOS DA ISO 9000/2008
A série de normas ISO 9000 baseia-se em 20 elementos ou critérios que englobam váriosaspectos da gestão de qualidade. Apenas a ISO 9001 exige que todos os 20 elementos estejampresentes no sistema da qualidade. A ISO 9002 faz uso de 18 destes elementos (não fazem partedesta norma o controle de projeto e a assistência técnica), enquanto que a ISO 9003 englobasomente 12 estes elementos.Abaixo, segue uma breve descrição dos 20 elementos das normas ISO 9000:
Responsabilidade da administração: requer que a política de qualidade seja definida,documentada, comunicada, implementada e mantida. Além disto, requer que se designeum representante da administração para coordenar e controlar o sistema da qualidade.
Sistema da qualidade: deve ser documentado na forma de uma manual eimplementado.
Análise crítica de contratos: os requisitos contratuais devem estar completos e bemdefinidos. A empresa deve assegurar que tenha todos os recursos necessários para atenderàs exigências contratuais.
Controle de projeto: todas as atividades referentes à projetos (planejamento, métodospara revisão, mudanças, verificações, etc.) devem ser documentadas.
Controle de documentos: requer procedimentos para controlar a geração,distribuição, mudança e revisão em todos os documentos.
Aquisição: deve-se garantir que as matérias-primas atendam às exigênciasespecificadas. Deve haver procedimentos para a avaliação de fornecedores.
Produtos fornecidos pelo cliente: deve-se assegurar que estes produtos sejamadequados ao uso.
Identificação e rastreabilidade do produto: requer a identificação do produto poritem, série ou lote durante todos os estágios da produção, entrega e instalação.
Controle de processos: requer que todas as fases de processamento de um produtosejam controladas (por procedimentos, normas, etc.) e documentados.
Inspeção e ensaios: requer que a matéria-prima