Elasticidade
Texto base: Fundamentos de economia. Vasconcellos M.S.V e Garcia M.E.G. Cap. 5
Elasticidade
Uma das definições para elasticidade no dicionário da língua portuguesa é flexibilidade, neste texto veremos como se flexiona o mercado, o que o influencia a mudar e voltar a sua forma anterior quais os fatores que propiciam a elasticidade ou que a fazem flexível e quando ela não consegue ocorrer.
Um conceito que embora não seja exclusivo econômico é muito importante para a microeconomia. A Elasticidade é a mudança percentual entre variáveis.
Se existe relação entre uma variável e outra pode existir elasticidade, ela mede as alterações que ocorrem em uma variável dependente e uma variável independente, alteração de demanda, preço, oferta, substituição de bens etc.
Para as empresas uma informação de suma importância diz respeito a como a receita total da mesma será afetada por uma mudança no preço do bem ofertado, pois sabendo que a relação entre preço e quantidade de demanda é inversa, observamos que se houver um aumento de preço, haverá uma redução de quantidade de demanda, oque fará com que o consumidor escolha entre diminuir o consumo do produto, compra de um concorrente que venda mais barato, compra um bem substituto, ou até deixar de comprar o bem, o que causará uma redução da receita total da empresa.
Quando o consumidor de um produto tem um poder de resposta elevado a possíveis variações de preço, percebesse que a variação da quantidade demandada supera a variação do preço, temos aí uma demanda elástica.
Existe ainda um outro modelo de demanda, é a demanda unitária, as suas variações são equivalentes porém em sentido contrário por exemplo o setor agrícola que quando produz muito de um determinado bem o preço desse cai porém a quantidade demandada aumenta e se por acaso houver um problema climático e boa parte da safra for perdida, o produto ficará de edifício adesão em contra partida o seu preço subirá, não