1° Revolução Industrial
Este trabalho tem como objetivo explanar com clareza o que foi a revolução industrial, e sanar dúvidas pendentes do conteúdo passado em sala de aula.
O que foi a Revolução Industrial?
Foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros bio-combustíveis pelo carvão.
Porque ocorreu a Revolução Industrial?
Entre os diversos fatores que se encontram na origem do processo de industrialização, merece destaque especial: A Revolução Comercial, a acumulação primitiva de capital e o aparecimento das máquinas.
A produção e a troca deixaram de ter caráter de subsistência, visando atender aos mercados das cidades. As companhias mercantis aplicam técnicas contábeis e adotam novas formas de comercializar, como as cartas de crédito e de pagamento. As minerações de ouro e prata conhecem o auge. Intensificou-se a busca frenética por novas minas em África e nas Índias. A navegação e o comércio de alto-mar ganharam impulso com a construção de novos tipos de embarcação e o aperfeiçoamento da cartografia e de instrumentos como a bússola
Onde ocorreu a revolução industrial?
Não há só um lugar onde ocorreu, a revolução teve vários focos de início, deste modo foi dividida em duas etapas:
A Primeira etapa da Revolução Industrial
Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução. Coexistiam diversas formas de trabalho industrial. As corporações, que