Sistema Urinário
O sistema urinário também já foi chamado de sistema excretor. O fato de termos abandonado a designação de sistema excretor se baseia no reconhecimento de outras funções que não têm relação com a fisiologia de excreção.
O sistema é formado por uma série de estruturas que tem como principal função o recolhimento e a eliminação de resíduos que resultam das reações metabólicas.
Os rins estão organizados de forma a filtrar o sangue e produzir a urina. Ao produzir a urina, os rins controlam a quantidade de água e de eletrólitos no sangue, além de eliminar substâncias residuais. Desta forma, contribui enormemente para manter o equilíbrio interno – homeostase.
O rim também tem função endócrina, produzindo um hormônio conhecido como eritropoietina, responsável pela estimulação da hematopoiese – produção de hemáceas. Também produz renina que participa na regulação da pressão arterial.
No interior do rim, na parte reconhecida como medula, encontraremos feixes de finos túbulos que formam pirâmides coletoras da urina. Estas pirâmides têm seu ápice encaixado em pequenas estruturas que lembram cálices – são os cálices menores. Os cálices menores desembocam em cálices maiores que, por sua vez, despejam seu conteúdo na pelve renal, Esse conjunto de pelve mais cálices é chamado de sistema pielocalicinal. O sistema pielocalicinal, que recolhe a urina no rim, encaminha para o ureter. Os ureteres transportam a urina para a bexiga. A urina é armazenada na bexiga e, quando necessário, é eliminada através da uretra.
Anatomia do sistema urinário
Esperamos encontrar dois rins, dois ureteres, a bexiga e a uretra.
Rins
Os rins são órgãos maciços (um direito e outro esquerdo) situados juntos à parte alta da coluna lombar. Cada rim mede, aproximadamente, 11 x 3 x 5cm e pesa de 110 a 180 gramas. Com a forma de um grão de feijão, cada rim tem uma margem externa ou lateral e uma margem interna ou medial. Na margem