Elasticidade
Quanto menos inclinada a curva de demanda for, maior é a redução da quantidade consumida, quando o preço aumenta. Neste caso, diz-se que a demanda é elástica, (Isto é comum em bens supérfluos ou em bens duráveis). A elasticidade nestas curvas é maior do que um, significando que se o preço aumentar em 1%, a quantidade demandada será reduzida em mais do que 1%, e vice-versa. Quanto mais inclinada a curva de demanda for, menor é a redução da quantidade consumida quando o preço aumenta. Neste caso, diz-se que a demanda é inelástica. Isto é muito comum em bens essenciais, dos quais os indivíduos não podem abrir mão.
Quando a elasticidade for menor do que um, significa que se o preço aumentar em 1%, a quantidade demandada será reduzida em menos do que 1%.
Se a elasticidade do bem for igual a um, diz-se que a elasticidade por este bem é neutra, ou seja, a variação na quantidade é igual à variação no preço.
1) DEMANDA ELÁSTICA: Se > 1: dizemos que a demanda é elástica. Isto indica que a variação percentual na quantidade demandada é