Elasticidade
FAT
Gestão em Recursos humanos; 1º Período - Noturno
Gabriella e Rafaela
Lista de Introdução a Economia – Elasticidade
1) Sobre elasticidade-preço da demanda, defina. a) Demanda elástica: Com a variação do preço a quantidade varia no sentido contrário. Os consumidores são muitos sensíveis. Aumento do preço a quantidade diminui drasticamente. b) Demanda inelástica: Com a variação do preço a quantidade varia no sentido contrário em uma porcentagem menor. Os consumidores são poucos sensíveis. c) Demanda de elasticidade-preço unitária: Com o aumento do preço a quantidade diminui na mesma proporção.
2) Diga o que acontece com a receita total nos seguintes casos: a) O preço aumenta e a demanda é inelástica: A receita total aumenta. b) O preço cai e a demanda é elástica: A receita total aumenta. c) O preço cai e a demanda é inelástica: A receita total diminui. d) O preço aumenta e a demanda é elástica: A receita total é reduzida. e) O preço aumenta e a elasticidade é unitária: A receita total não é afetada. f) O preço cai e a elasticidade é unitária: A receita total não é afetada.
3) Defina: * Elasticidade renda: É a variação percentual da quantidade demandada, dada uma variação percentual da renda do consumidor. * Elasticidade-preço cruzada da demanda: É a variação percentual da quantidade demandada do bem x, dada uma variação percentual no preço do bem y, coeteris paribus. * Elasticidade-preço da oferta: É estudada na comercialização de produtos agrícolas, sendo inclusive apontada como principal causa da inflação. Ela mede a variação percentual da quantidade ofertada, dada uma percentual no preço do bem, coeteris paribus.
As questões abaixo são múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta:
4) Suponha que um aumento de 10% no preço do bem X tenha provocado uma diminuição de 5% na quantidade demandada do bem Y. assumindo que os demais fatores permaneceram constantes, então os bem