Trabalho sobre aviões
Aviões – Porque é que voam?
Índice
• Introdução…………………………………………………………………………………………………………pág. 3
• Desenvolvimento………………………………………………………………………………………………pág. 4
➢ Aerodinâmica dos aviões……………………………………………………………………..pág. 4
➢ Motores dos aviões……………………………………………………………………………..pág. 11
➢ Controlo de voo……………………………………………………………………………………pág. 15
• Conclusão………………………………………………………………………………………………………….pág. 17
• Bibliografia………………………………………………………………………………………………………..pág. 18
Introdução
Com este trabalho, pretende-se dar a conhecer os mecanismos que estão por detrás do voo de um avião, nomeadamente ao nível da asa, dos motores e do seu controlo.
Em relação à asa, falar-se-á sobre a história da aviação, principalmente na evolução que foi feita ao nível da forma e da geometria da asa com intuito de melhorar o desempenho do voo do avião. Para além disso, serão referidos os contributos de alguns engenheiros e designers para a evolução da aviação. É de notar que neste ponto, será abordada uma área da física denominada aerodinâmica, onde se irá fazer referência às forças que atuam no avião durante o voo, à própria sustentação do avião e as diferentes variações de pressão em torno da asa.
Relativamente aos motores, serão mencionados os diferentes tipos de motores existentes desde antigamente até aos dias de hoje, bem como os mecanismos físicos por detrás do seu funcionamento.
No que diz respeito ao controlo de voo de um avião, serão identificados os seus eixos imaginários de rotação e a forma como eles influenciam o próprio voo do avião.
Aerodinâmica da Asa
Qualquer avião, na sua forma tradicional, é composto por fuselagem, asas, estabilizadores horizontais e um leme vertical. Pode ter um meio de propulsão ou não. Se não tiver,