Carvão mineral - perspectivas de aproveitamento
Embora apresente algumas características peculiares, é grande a gama de produtos que poderiam ser gerados pelo processamento do carvão mineral.
Entre outros, poderíamos destacar os seguintes:
Produtos Sólidos: com as seguinte finalidades; * Combustível: carvão (bruto ou beneficiado) para uso industrial ou resíduos carbonosos para uso industrial ou domiciliar; * Redutor de Minério de Ferro: carvão beneficiado para a redução direta ou em baixo forno elétrico, ou coque de alto forno. * Matéria-Prima Industrial: resíduo carbonoso usado na produção de carvão ativo, carvão para eletrodos e acetileno; * Subprodutos: enxofre e cinzas;
Produtos Líquidos * Para usos diversos como benzeno, tolueno, xileno, piridina, antraceno, fenóis, cresóis, creosoto, piche, metanol, gasolina, óleos combustíveis e lubrificantes;
Produtos Gasosos
Usados para os seguintes fins: * Combustível: gás de baixo, médio ou alto poder calorífico, para uso industrial ou domiciliar. * Redutor: para a redução direta, via gasosa, do minério de ferro. * Síntese: para a síntese de amônia, metanol ou produtos químicos diversos.
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS.
As vantagens da utilização do carvão mineral se resumem aos benefícios econômicos. As principais vantagens são: * Baixo custo de exploração; * Material abundante; * Grande retorno financeiro.
Os maiores impactos socioambientais do carvão decorrem de sua mineração, que afeta principalmente os recursos hídricos, o solo e o relevo das áreas circunvizinhas. A abertura dos poços de acesso aos trabalhos de lavra, feita no próprio corpo do minério, e o uso de máquinas e equipamentos manuais, como retroescavadeiras, escarificadores e rafas, provocam a emissão de óxido de enxofre, óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e outros poluentes da atmosfera.
Durante a drenagem das minas, feita por meio de bombas, as águas sulfurosas são lançadas no ambiente externo,