MATRIZ ENERGETICA BRA
Professor: Juanma Sánchez Arteaga
A MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
Resumo
A energia está cada vez mais cara e o Brasil se mostra cada vez mais perto de uma crise energética. Esse artigo traz o resultado de uma análise da atual matriz energética brasileira, apontando suas fragilidades e dificuldades. Mostra as possíveis alternativas para o modelo vigente.
Palavras-chave: Energia. Eletricidade. Geração, Matriz Energética Brasileira.
Objetivo
Objetivo Geral: Analisar a situação energética do Brasil e de qual forma ela pode ser mais eficiente e sustentável.
Objetivo Específico: Levantar quais matrizes são utilizadas no Brasil, levando em consideração a importância da mesma no atual cenário socioeconômico do país destacando a divisão de cada matriz e seus respectivos destinos.
Introdução
Apesar do grande potencial energético existente no Brasil, o país, ainda tem encontrado algumas dificuldades em estabelecer o melhor uso e aproveitamento das suas matrizes energéticas. Com sua produção de eletricidade cada vez mais dependente das hidrelétricas, melhorar e dinamizar sua produção de energia tem sido um desafio.
Diante disso, o objetivo desse trabalho é discutir e analisar as principais fontes de energias utilizadas no Brasil, destacando o seu uso, aproveitamento e possíveis potencialidades.
Justificativa
A matriz energética de um país está baseada na descrição quantitativa de toda energia que quando transformada pode ser distribuída e consumida pela população. A importância de fazer tal levantamento é para que seja desenvolvido um planejamento a fim de equacionar a demanda energética das diversas regiões do país com o que é de fato produzido, levando em consideração fatores como segurança, economia e sustentabilidade. O responsável legal por administrar o setor energético no país é o Ministério de Minas e Energia (MME), criado na década de 60. Seu atual campo de atuação está