Métodos utilizados nas obras de durkheim
O principio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
A responsabilidade social são ações das empresas, que beneficiam e tentam minimizar os impactos prejudiciais causados pela sua atividade econômica, a todos as pessoas interessadas, os steakholders (sendo estas, envolvidas ou afetadas de alguma forma). Assim a responsabilidade social não se limita a simplesmente deveres, mas também a boas ações que beneficiem a sociedade, além disso a decisão de ser ético parte de cada um, e também de cada empresa.
É inevitável falar em responsabilidade social, e não se remeter à ética, ou vice e versa, pois a responsabilidade social é uma ação que condiz com um comportamento saudável, licito. Dessa forma uma empresa socialmente responsável, pode ser também uma empresa ética.
RESPONSABILIDADE SOCIAL NO NÍVEL: * INTERNO - relaciona-se com os empregados e com os acionistas * EXTERNO – implica nas ações que afetam direta ou indiretamente a sociedade, (seja em ações para beneficio social da comunidade, como programas que beneficiem famílias de baixa renda, ou comunidades carentes, como exemplo de legalizar e dar assistência a uma empresa de artesanato para beneficiar econômico e financeiramente as famílias. E ainda o meio ambiente, seja conscientizando através de seus produtos, ou utilizando material renovável que não prejudique a natureza, ou mesmo em investimentos para reparar erros passados. Aos consumidores, oferecendo produtos de qualidade, utilizando materiais de qualidade, fixando datas de validades em acordo com a realidade.
EVOLUÇÃO DAS DISCUSSÕES SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL
A discussões sobre RS se acentuaram a partir da revolução industrial inglesa no século XVIII, com ela houve um aumento