RESENHA CRÍTICA: AS REGRAS DO MÉTODO SOCIÓLOGICO, ÉMILIE DURKHEIM

1276 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
DIRETO
PROFA.: ANA LÚCIA PEREIRA

LARA PONTES NOGUEIRA VASCONCELOS

RESENHA CRÍTICA- “AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO”, ÉMILE DURKHEIM

Palmas, Tocantins
2013
LARA PONTES NOGUEIRA VASCONCELOS

RESENHA CRÍTICA: “ AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO”, ÉMILE DURKHEIM

PALMAS, TOCANTINS
2013
RESENHA CRÍTICA
DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. Tradução: Paulo Neves, revisão da tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2007- (Coleção tópicos), 3º edição.
As Regras do Método Sociológico “As Regras do Método Sociológico” foi primeiramente publicada por Émilie Durkheim (1858-1917) em 1895 sob o título de “Les règles de la méthode sociologique”. Durkheim se formou em Filosofia na École Normale Supérieure, porém toda a sua obra foi dedicada a Sociologia, sendo inclusive visto como um dos pais desta, devido a sua grande colaboração para o desenvolvimento e conceituação dela como ciência; A obra procura trabalhar noções básicas do pensamento Durkheimiano como o fato social, a coerção, patologia e anomia. Além de traçar o método de estudos da sociologia, que até então não se encontrava consolidado.
Durkheim defende a sociologia como ciência da sociedade, portanto ela deve se afastar da psicologia, que trabalha apenas com o indivíduo, e focar-se somente no ser coletivo. O que interessa a Durkheim é compreender o homem no meio social e estudar os aspectos que o condicionam a se moldar de acordo com a realidade social em que está inserido. No primeiro capítulo Durkheim nos apresenta o fato social, que segundo ele, é o objeto de estudo da sociologia. Fatos sociais são fenômenos que se dão no interior da sociedade, mas são exteriores e anteriores ao indivíduo, tão naturais aos olhos daqueles já inseridos naquela realidade que só chegamos a nota-lo quando nos impomos a ele. Podemos citar como exemplo de fato social a língua que falamos,

Relacionados

  • Historia Licen Noturno
    27873 palavras | 112 páginas
  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas