Emile Durkheim
INTRODUÇÃO:
Mesmo que Emile Durkheim tenha se formado curiosamente em Filosofia dedicou-se inteiramente a Sociologia baseado na sua principal teoria: A reflexão e o reconhecimento da existência de uma consciência coletiva, onde ele afirma suas principais opiniões sobre o bem comum. Emile parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste grupo. Durkheim chamou de socialização esta evolução do aprendizado humano, a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser sentir e nos comportar. E esse tudo ele chamou de fatos sociais, e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da sociologia.
Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social, para ser um fato social tem de atender a três características:
1°Generalidade
2°Exterioridade
3° Coercitividade.
Durkheim redigiu as suas duas principais obras: da divisão do trabalho social e as regras do método social e as regras do método sociológico.
A partir dessas obras constituiu com elas outras ideias, o desenvolvimento de um conceito acerca da consciência coletiva, nos quais a abordagem leva em consideração o conjunto de crenças e sentimentos comuns que refletem as inúmeras relações entre os membros de uma determinada sociedade. Para Durkheim o fundamental para uma sociedade alcançar uma evolução e/ou desenvolvimento é necessário que a nação ou país focalize seus investimentos na educação, como base do processo, sendo que de acordo com o nível de educação elevado certamente iria produzir um melhor desenvolvimento.
CONCEITO DE ALIENAÇÃO SEGUNDO DURKHEIM:
Já a alienação representa um problema de legitimidade do controle social, é um problema de