Émile Durkheim
NATALI ARAUJO COSTA
SOCIOLOGIA
BELÉM – PA
2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA
NATALI ARAUJO COSTA
SOCIOLOGIA
Resenha com a finalidade de obtenção de nota para a 1ª Avaliação destinada à disciplina de Sociologia do curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Faculdade do Estado do Pará – UEPA ministrado pela Prof. Msc. Regina Maneschy.
BELÉM – PA
2013
Introdução:
O autor, Carlos Eduardo Sell, Doutor em sociologia política (UFSC) Professor do Departamento de Sociologia e Política da Universidade Federal de Santa Catarina, em sua obra “Sociologia Clássica – Marx, Durkheim e Weber” (2012), faz uma apresentação do pensamento de três grandes nomes da Sociologia - Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber – a partir de três eixos básicos:
Suas contribuições teóricas e metodológicas,
Suas interpretações a respeito da emergência da sociedade moderna e de seu caráter,
Suas diferenciadas propostas políticas.
Esta resenha terá como objeto de análise, o capítulo III do livro “Sociologia Clássica – Marx, Durkheim e Weber”, onde o autor refere-se ao sociólogo francês Émile Durkheim.
Considerações sobre a vida e obras de Émile Durkheim:
Émile Durkheim nasceu em 1958, em Épinal, na França. Filho de judeus, preferiu não seguir o caminho do rabinato e declarou-se agnóstico. Depois de formar-se em Filosofia, lecionou nas áreas de Ciências Sociais na Faculdade de Bordeaux. A partir de 1902, foi auxiliar de Ferdinand Buisson na cadeira de Ciências da Educação na Sorbonne e o sucedeu no ano de 1906. Durkheim morreu em 1917, dito por muitos historiadores que por motivo de tristeza, por ter perdido seu filho, no ano anterior, na Primeira Guerra Mundial.
É considerado um dos mais importantes teóricos sociológicos por ter, de fato, contribuído para a consolidação da Sociologia como disciplina acadêmica e ciência empírica, porque sua principal pretensão era fazer com que a Sociologia