adolescencia
É uma das mais peculiares características do adolescente a mudança frequente de humor e de sentimentos. Os momentos de angústia, desespero e de situação irremediável podem ser substituídos subitamente por demonstrações de alegria e despreocupação, deixando os pais em desespero.
Qualquer facto, aparentemente sem importância, pode desencadear crises enormes e sem perspectivas de solução, mesmo com todos os argumentos em contrário por parte dos pais. As perdas geralmente são consideradas irrecuperáveis e insubstituíveis num primeiro momento, para logo a seguir serem totalmente esquecidas. Estas mudanças de humor e de valorização em relação a determinados acontecimentos são normais nesta fase e fazem parte do processo de aprendizagem do adolescente em elaborar perdas e a conviver com uma grande variação de situações de seu dia a dia.
Mudar o mundo
Muitas das transformações ocorridas durante a evolução da sociedade humana foram desencadeadas por movimentos de jovens que demonstraram disposição para mudar conceitos e posturas. A inconformidade com situações, a facilidade para enfrentar desafios e contestar valores, a tendência à união em grupos de iguais, são alguns dos factores que proporcionam ao jovens disposição para estas atitudes combativas e a provocar transformações. Estas atitudes são importantes na formação do indivíduo, na consolidação de conceitos e na inserção do jovem na sociedade como um membro activo e participante.
Noção de tempo
Os adolescentes costumam deixar os pais desesperados quanto à noção de tempo. Para os jovens, um compromisso imediato muitas vezes não é considerado como tal, e eles esperam até o último instante para tomar as providências. Isto ocorre com frequência em relação aos estudos. Por outro lado, também é frequente anteciparem a ansiedade e exigirem dos pais providências para algo que ainda está longe de ocorrer.
A forma de lidar com o tempo reflecte nos adolescentes a dificuldade