Historia da psicologia
Na Idade Moderna, período onde é visível o declínio da Igreja, René Descartes pode ser considerado o primeiro grande representante do pensamento psicológico. Suas contribuições são sintetizadas em quatro pontos: a) a mudança na explicação da relação mente-corpo, o corpo passa a ser visto como responsável por várias funções vitais e capaz de influenciar a mente, por meio da glândula pineal ou conarrium; b) a explicação mecanicista do corpo permitindo, após a morte, o estudo de sua estrutura; c) o estudo dos reflexos, ações executadas pelo corpo sem a participação da mente (undulatio reflexa) e;d) a explicação para a origem da idéias: a doutrina das idéias inatas.
Nasce na segunda metade do Séc XIX, em alguns países da Europa, e um pouco mais tarde nos Estados Unidos e outros países.
Para alguns, a Psicologia Social surgiu no ano de 1859, junto com a edição da revista “ Grande Enciclopédia Soviética”, de Steintahl e Lazarus. Esta revista coloca a Psicologia Social como um ramo da psicologia burguesa.
Para outros, a Psicologia Social surge nos últimos anos do