Teoria Neoclassica
A Era Industrial Neoclássica trouxe profunda reformulação das tradicionais teorias administrativas, de abordagem nitidamente normativa e prescritiva, substituindo-as por novas teorias de cunho explicativo e descritivo e, portanto, mais adequadas aos novos tempos de mudança e de inovação.
Ênfase na estrutura
A ênfase na estrutura organizacional foi iniciada com a Teoria Clássica, tendo o Modelo Burocrático como fundamento básico da teoria administrativa. Nessa era, a Teoria Administrativa passou a ser desenvolvida ao longo de duas frentes diferentes: A Teoria Neoclássica e a Teoria Estruturalista.
Teoria Neoclássica
Nos idos de 1957, a Teoria Neoclássica veio redimensionar e atualizar os velhos conceitos clássicos de administração. É também denominada Escola do Processo Administrativo, devido à ênfase nas funções administrativas. Enquanto Fayol se preocupava em prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, cada autor neoclássico tem uma posição própria a respeito das funções administrativas que constituem o processo administrativo.
Autores clássicos Autores neoclássicos
Na seqüência, adotaremos o planejamento, a organização, a direção e o controle como as funções administrativas que compõem o processo administrativo.
A Ênfase no processo Administrativo
Para os autores neoclássicos, o administrador esta continuamente planejando, organizando, dirigindo e controlando as atividades da sua organização para atingir os objetivos organizacionais da maneira mais adequada, em função dos recursos disponíveis e das condições ambientais. A Teoria Neoclássica é eminentemente eclética, aproveitando todas as contribuições das demais teorias anteriores, principalmente a clássica e a humanística. Aborda temas importantes como o tamanho organizacional, o dilema centralização/descentralização, os tipos de