estudo dirigido durkheim
Em sua tese de doutoramento, intitulada “Da divisão do trabalho social”, de 1893, Émile Durkheim quis responder a seguinte pergunta: como um grupo de indivíduos se torna uma sociedade? Partindo do princípio de que uma sociedade só existe se houver algum tipo de solidariedade unindo os indivíduos que a compõem, Durkheim afirma que são dois os tipos básicos de sociedade: aquelas em que seus membros estão ligados por uma forma de solidariedade mecânica, e aquelas em que seus membros estão ligados por uma forma de solidariedade orgânica.
1. O que o autor entende por solidariedade mecânica?
2. O que o autor entende por solidariedade orgânica?
3. Quais as características das sociedades em que, segundo Durkheim, prevalece da solidariedade mecânica?
4. Quais as características das sociedades em que, segundo Durkheim, prevalece a solidariedade orgânica?
5. Qual o papel da divisão social do trabalho na desintegração da solidariedade mecânica e da estrutura segmentária?
6. Durkheim diz que a sociedade moderna se define prioritariamente pela diferenciação social. Explique esta afirmação.
7. Partindo do princípio de que a sociedade só existe se existe consenso, Durkheim formulou os conceitos de consciência coletiva e de consciência individual. Explique cada um deles.
8. Como se caracteriza a consciência coletiva numa sociedade de solidariedade mecânica?
9. Como se caracteriza a consciência coletiva numa sociedade de solidariedade orgânica?
10. Qual é o argumento de Durkheim para negar a tese liberal de que a noção de indivíduo é anterior a de sociedade? Como ele chega à sua tese do primado da sociedade?
11. Em Da divisão do trabalho social, o direito é usado por Durkheim como uma fonte de conhecimento da natureza das sociedades. Explique como ele faz isso.
Em seu livro mais conhecido, O Suicídio, Durkheim parte do princípio de que o homem não é necessariamente mais feliz na sociedade moderna.
12. Em O