Cultura e Liderança
O assunto liderança vem sendo estudado ao longo do tempo e sempre esteve presente no âmbito organizacional, a fim de diagnosticar os diferentes tipos de liderança e estabelecer a forma mais adequada de liderar diferentes pessoas em um ambiente corporativo.
A liderança é percebida como sendo um aspecto individual do líder para com seus liderados, onde se parte do princípio que para existir um líder deve existir um ou mais liderado. Estes liderados também colaboram para que exista uma mútua influência com intuito de buscar um objetivo comum, que são basicamente aqueles que a organização busca como um todo.
É bastante comum a ótica que o líder é a pessoa que busca o benefício coletivo com suas características e personalidade, gerando assim o valor que seus seguidores o atribuem. De forma, que o ambiente em que ele se encontra o favorece, ou não, para desempenhar suas funções. Para tanto, um ambiente agradável e propício para o bom desenvolvimento de pessoas gera líderes melhores e mais eficazes.
O ambiente em que as organizações estão inseridas assume um padrão de comportamento que será compartilhado por todos colaboradores, de forma informal, e a partir de então se define qual será a cultura organizacional a seguir. A cultura organizacional é particular de cada instituição, que a cultiva e mantém de acordo com as atitudes e ações adotadas dentro da organização pelos funcionários de todos os níveis hierárquicos. Aqueles funcionários novos aprendem e assumem a mesma postura costumeira que os demais, sendo implantados no mesmo ambiente.
Quando existe uma liderança bem treinada, capacitada para desempenhar suas atividades com empenho, compartilhando de uma cultura organizacional em que compactue, o que atualmente não é muito comum no ambiente corporativo, dispõe de uma vantagem competitiva grande em relação aos demais concorrentes. É de grande importância o ambiente no qual o funcionário está inserido, será um determinante