Cultura organizacional e liderança
Cultura organizacional é entendida como um conjunto de percepções, atitudes, valores e comportamentos que são sintetizados numa ideologia organizacional, em conhecimentos específicos e em comportamentos coletivos predominantes. (Rodriguez, 2002).
Hofstade (apud DOLABELA, 1999, p.110), define cultura como uma programação coletiva da mente que distingue os membros de um grupo ou categoria de pessoas de outras..
Para Chiavenato (1983), cultura organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças e valores, uma forma aceita de interação e de relacionamento típicos de determinada organização.
Elementos básicos da cultura organizacional, conforme Chiavenato (1996, p. 60):
1. As regularidades observadas no comportamento quando as pessoas interagem, como a linguagem utilizada e os rituais que envolvem a deferência e o tratamento entre elas.
2. As normas que envolvem os grupos de trabalho, como os dias de pagamento, os dias casuais, etc.
3. Os valores dominantes adotados por uma organização, como qualidade do produto, preços, etc.
4. A filosofia que guia as políticas da organização quanto aos empregados, clientes, acionistas.
5. As regras do jogo para permanecer e subir na organização, as dicas que um novo empregado deve aprender para ser um membro aceito.
6. Os sentimentos ou o clima existente percebidos através das instalações físicas e pelas maneiras como os membros interagem com os outros, clientes ou estranhos.
A cultura organizacional é muitas vezes facilmente percebida quando se verifica as instalações, a forma como os empregados se vestem, como eles se comportam e se relacionam com os clientes tanto internos como externos. Os padrões culturais são desenvolvidos ao longo do tempo e constituem uma maneira singular de cada organização.
As organizações através de sua cultura impõe suas expectativas e normas de conduta aos seus colaboradores, podendo até condicioná-los de maneira