Cultura Organizacional e Liderança
Introdução
Este é um tema muito abrangente e que particularmente me atrai bastante, visto que podemos explorar diversos estudos já escritos sobre este assunto, neste artigo poderemos ver que os autores das bibliografias consultadas, apesar de alguns textos já terem sido publicados há algum tempo, muitos dos temas abordados ainda podem ser encontrados nos dias de atuais, ou seja, as lições apresentadas continuam sendo aplicadas nas organizações para o melhoramento continuo do clima organizacional.
Estarei relatando minha experiência profissional da atual empresa em que trabalho, onde vivenciamos um processo de mudança de cultura organizacional e que obtivemos sucesso. 2. Revisão bibliográfica
Maria Tereza Leme Fleury em seu artigo Estórias, Mitos, Heróis - Cultura
Organizacional e Relações do Trabalho, nos conta baseado em uma empresa estatal um pouco da cultura organizacional, que acaba não deferindo muito das empresas privadas.
Antigamente o processo de recrutamento e seleção era feito de maneira informal pelas chefias intermediárias, que acionava quando possível às redes de parentesco e amizade entre os empregados.
A indicação constituía um primeiro critério para seleção do novo empregado, processo este que ainda é utilizado atualmente em algumas empresas.
O processo de qualificação era feito de forma pontual para o preenchimento imediato dos postos de trabalho.
A estrutura hierárquica da empresa era constituída basicamente por três categorias, engenheiros, supervisores e trabalhadores, a empresa era tida como se fosse uma grande família. Considera que a organização hipermoderna se caracteriza pelo fantástico desenvolvimento dos processos de mediação em consonância com a transformação do aparelho produtivo, a intelectualização das tarefas, o papel alcançado pela ciência e pela
1
técnica em todos os escalões de produção e crescente divisão técnica do trabalho e a independência das tarefas, a