Estudo dirigido sobre Durkheim
1) Por que Durkheim pode ser considerado um autor positivista?
Durkheim, como os positivistas, enxergava a sociedade como um grande organismo, regido por leis naturais, e por tanto passível de uma análise através de categorizações análogas as das ciências biológicas. O autor em questão se apoiava no uso dos métodos baseados nos das ciências da natureza para a comprovação empírica, de uma perspectiva tida como única e correta, e limitava-se a apenas observar e explicar os fenômenos, sem alterá-los.
2) Relacione os conceitos de divisão social do trabalho e de solidariedade social em Durkheim. A coesão social para Durkheim depende da solidariedade social, que no limite é a coesão inter individual, e que se dá de duas formas, através da similaridade entre os nichos sociais do indivíduos (solidariedade mecânica) ou então pela complementaridade dos perfis sociais existentes (solidariedade orgânica), sendo essencial nesse segundo tipo, que hajam perfis o mais diversos possíveis. A divisão social do trabalho por sua vez gera a especialização, o que leva à diversificação dos perfis, que por conseguinte, capacitam-se a complementação entre eles.
3) Relacione a divisão social do trabalho e moral em Durkheim.
Para Durkheim, a moral é o conjunto de regras pelas quais a sociedade é regida, ao passo que a divisão social do trabalho é a forma como essa sociedade se organiza para seu funcionamento dinâmico. Tanto a moral quanto a divisão social do trabalho são essenciais prara o funcionamento da sociedade para que esta funcione como um organismo sem descompassos (anomias), pois a moral funciona como delimitadora das relações que se processão no âmbito social, funcionando como uma membrana, ao passo que a divisão social do trabalho teria uma função análoga à do esqueleto, sendo a sustentação a ser preenchida pelas relações sociais. Estas duas organizações sociais são dialéticas, uma afetando e alterando a outra, funcionando como