Tipologias do consumidor
Os recursos metodológicos de classificação e generalização, são processos de indução e generalização, são processos de indução e dedução. Umas das razões da generalização e classificação é a facilidade de explicação.
As classificações são infinitas, por isso é necessário estudar o consumidor final, para a compreensão e criação de uma tipologia.
As tipologias por critérios demográficos estudam o consumidor por suas características básicas, tais como: sexo, idade, estado civil, renda etc. E oferece informações, sobre pesquisas de mercado.
Já a tipologia por características da personalidade estuda o sujeito por seus traços, sejam eles cognitivos, emocionais ou de atitudes.
A tipologia por ciclo de vida estuda o tempo em que o produto fica no mercado e possui 4 tipos de consumidores. Os inovadores que são os que compram um produto logo no lançamento, os adotantes que são mais racionais e compram o produto, quando já conhecem um pouco, os seguidores que só compram o produto, quando os fabricantes já lançaram novos produtos, e os acomodados que esperam as promoções para comprar.
Ambas tipologias visam o entendimento do indivíduo para determinado produto.
Comportamento do consumidor teen e jovem
Eles são mais de 27 milhões, nasceram e cresceram em um mundo digital e hoje estão com idade entre 14 a 19 anos. Muitos desses jovens fazem parte da geração Z, nasceram à partir da década de 90, quando as tecnologias criadas nos anos 80 foram aperfeiçoadas, popularizadas e já faziam parte do dia a dia. Jovens mais críticos e independentes são resultados sessas novidades tecnológicas que chegaram como ferramentas para responder suas dúvidas de maneira mais rápida, além de possibilitar um questionamento maior. Algumas dessas características marcam estes jovens:
- Autoestima elevada;
- São mais confiantes;
- Ágeis;
-Ansiosos por mudanças;
- Dinâmicos;
- São mais elétricos;
- Gostam de dar opiniões;
- Gostam de assumir papéis ativos e não