A TV Tupi da o ponta pé inicial a televisão brasileira
Um dos principais meio de comunicação da atualidade, ainda continua sendo a televisão, não e de se admirar que seja caracterizada por muitos como o principal meio de estimular o consumo, afinal desde sua fundação no Brasil, com a pioneira TV Tupi, que grandes comerciantes utilizam esse meio para obter maiores lucros.
Fundada no Brasil por Francisco de Assis Chateaubriand, inicialmente na cidade de São Paulo, o primeiro canal de televisão a TV Tupi, inaugurada oficialmente em 18 de setembro de 1950, ainda com muitas falhas e baseada nos improvisos, profissionais que vinham de radias teatros e jornais, encaram o desafio de descobrir e desenvolver essa nova mídia.
Numa época em que a radiola comandava o meio da comunicação, atingindo quase todos os estados do país, a televisão vem com uma programação mais atraente ao publico, com danças musicas e humor, abrindo sua programação com o “hino da TV”, seguido do programa, “TV Taba” apresentado por Homero Silva, com a participação de figuras como Hebe Camargo, Lima Duarte e Mazzaropi, conhecidos ate os dias de hoje, conquista rapidamente seu espaço. Um dia depois de sua inauguração, vai ao ar o primeiro telejornal, apresentado pelo radialista Ribeiro Filho.
Estimasse que em sua inauguração haviam apenas 200 receptores, numero que em apenas dois anos vai para 11.000, e hoje e um aparelho praticamente indispensável na casa das famílias brasileiras, mais o que hoje e apenas mais um aparelho domestico, já foi símbolo de status, chegando a vale pouco menos que um carro, sendo assim só possuía uma quem realmente tinha condições financeiras favoráveis.
A força que as propagandas exercem e sua constante presença na programação da TV nos dias de hoje, e algo que trazemos desde a fundação da pioneira Tupi, no começo ela não atingia uma grande quantidade de publico sendo assim não aviam muitos investidores brasileiros dispostos a investir nessa nova mídia, no entanto