Quimica
Palavras- chave: Solubilidade. Solventes. Solutos. Compostos.
INTRODUÇÃO
A solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra substância. A quantidade de uma substância que se dissolve em outra depende de cada uma e das condições externas (pressão e temperatura), mas podem também depender de propriedades em comum entre as substâncias (polaridade).
Uma mistura entre duas ou mais substâncias pode ser denominada de solução quando esta é homogênea, ou seja, monofásica. Nas soluções sempre se apresenta pelo menos duas substâncias: um solvente e um soluto. O solvente é representado a substância que está em maior concentração na solução, e o soluto aquele que apresenta uma menor quantidade.
As soluções podem ser classificadas em: insaturadas, saturadas e supersaturada.
MATERIAIS
Para o experimento, foram utilizados: Tubos de ensaio numerados de 1 a 12 contendo os solventes e solutos, béquer contendo água destilada, pipeta para transporte da água destilada ao tubo de ensaio, proveta para adição de gasolina e cloreto de sódio.
REAGENTES
O teste de miscibilidade foi feito com água destilada, etanol, hexano, óleo, cloreto de sódio e gasolina.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
São separados e numerados tubos de ensaio de 1 a 12, e em seguida, com uma pipeta, são colocados 2 mL de cada solvente em cada tubo de ensaio. Aos tubos 1, 2, 3, 4 e 5 foram acrescentados à água destilada 1 mL de: etanol, hexano, óleo, cloreto de sódio e gasolina, respectivamente. Aos tubos 6, 7, 8 e 9 foram adicionados ao etanol 1 mL de: hexano, óleo, cloreto de