resumo do livro comportamento do consumidor
Muitas vezes é complicado desvendar o gosto do consumidor jovem precisa-se de pesquisa e atenção, pois muitas vezes o mesmo ao escolher determinado objeto, pode ter sido influenciado não pelo seu próprio gosto, mais por vários outros motivos, como por exemplo, mostrar para determinada pessoa ou grupo. Na grande maioria das vezes, este consumidor influenciado de alguma maneira, adquire o objeto que nem sempre é necessário para o mesmo.
Há diversos motivos no qual o consumidor jovem se enquadra ao adquirir certo objeto, muitas vezes, por influência de amigos, vizinhos, ou até mesmo dos meios de comunicação (TV, internet, revistas), em “não é necessário, mais se tiver, será bem visto perante os demais”, o que em sua maioria, acarreta em gastos supérfluos.
Modelos de tipologias do consumidor
Criar tipos de consumidores é uma ação rotineira para os administradores. Quase toda discussão sobre ações de Marketing se inicia com a qualificação do público-alvo, utilizando-se critérios de tipologias. Embora com imensa variedade, as teorias de tipologias agrupam-se em alguns poucos fatores: o conjunto das variáveis demográficas; os traços de personalidade (ou tipos psicológicos); os estilos de vida; as variáveis comportamentais específicas do momento da compra e do consumo.
Tipologia por critérios demográficos
Chamamos demografia a divisão dos grupos humanos em algumas variáveis mensuráveis, tais como idade, sexo, estado civil, ocupação, renda, local de moradia, número de filhos, posição na família, entre outros. Os critérios demográficos são muito utilizados nas pesquisas de mercado, mas deve-se ter cuidado ao se criarem previsões de comportamento a partir dessas variáveis, pois ainda não há resultados suficientes que sustentem essa ligação.
Características da personalidade
As tipologias são apoiadas por correntes em Psicologia que afirmam serem as características básicas de personalidade