Modelo De Tipologia Do Consumidor
As tipologias são muito aceitas na área de Marketing porque colocam as pessoas nos seus devidos lugares, com suas características definidas e seus modos de consumo e compra. A classificações infinitas de tipologia, basta pesquisar os consumidores do produto e criar sua tipologia. As teorias de tipologias agrupam-se em poucos fatores mesmo tendo imensa variedade, são eles: o conjunto das variáveis demográficas; os traços de personalidade (ou tipos psicológicos); os estilos de vida; as variáveis comportamentais específicas do momento da compra e do consumo.
Tipologia por critérios demográficos
Chamamos demografia a divisão dos grupos humanos em algumas variáveis mensuráveis, tais como idade, sexo, estado civil, ocupação, renda, local de moradia, número de filhos, posição na família, etc. A demografia oferece informações sobre as mudanças de grandes contingentes, um exemplo, o envelhecimento da população brasileira e lida com fatos principalmente estatísticos. Os critérios demográficos são muito utilizados nas pesquisas de mercado mas tem que ter cuidado ao criar previsões de comportamento a partir dessas variáveis, por não haverem resultados suficientes que sustentem essa ligação. Quanto mais variáveis demográficas são utilizadas em uma amostra, mais específica ela vai se tornando e maior a probabilidade de acerto.
Traços de personalidade
Os traços de personalidade também podem ser divididos em três grandes grupos: os traços cognitivos que são os responsáveis pelos processos típicos de raciocínio, de lógica e de padrão de solução de problemas; os traços emocionais é outro conjunto de variáveis sobre traços de personalidade refere-se ao lado emocional, características como introversão ou extroversão podem explicar o modo de compra e de consumo de determinados produtos e serviços; os traços atitudinais, a atitude é basicamente um julgamento e uma disposição afetiva em relação aos fatos, pessoas e objetos, os valores e as atitudes são