TEORIA GERAL DO SECRETARIADO
Aluna: TAIS DA SILVA VIANA
Turma: TGN - SEB 1BN
Brasília, 09 de abril de 2015.
Vocabulário
1. Militância: O exercício e/ou trabalho de quem milita; atuação, desempenho ou prática. Uso restrito. Que participa ativamente a favor de um ideal político e/ou social.
2. Aglutinação: é a reunião de dois ou mais vocábulos distintos em um só vocábulo, com significado independente, mediante perda de delimitação vocabular, perda de fonemas e especialmente de acento de um dos vocábulos aglutinados.
3. Cosmologia: é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos.
4. Etimologia: é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem. Por outras palavras, é o estudo da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica.
5. Hierático: é a qualidade relativa às coisas sacerdotais, sagradas ou religiosas. Na arte, o hieratismo é estilo que obedece aos parâmetros religiosos do tema sempre com acentuada majestade e rigidez. Na literatura, diz-se hierática a escrita de difícil compreensão porque destinada ao leitor iniciado ou da classe sacerdotal.
6. Cálamo: é um instrumento para a escrita, feito de um pedaço de cana ou junco, talhado obliquamente ou afinado na extremidade, utilizado antigamente para escrever em tábuas de argila, papiros e pergaminhos.
7. Paulatinamente: quer dizer uma coisa que se é feita aos poucos, com uma certa progressão de tempo.
8. Premissa: é uma fórmula considerada hipoteticamente verdadeira, dentro de uma dada inferência. Está constitui-se de duas partes: uma coleção de premissas, e uma conclusão. Premissa significa a proposição, o conteúdo, às informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão.