O contrato social
Compartilhe este trabalho
Share on orkut Share on twitter Share on facebook Share on email More Sharing Services
0
Autor: Guiomar Quevedo dos Santos
Instituição: Universidade Católica
Tema: Resumo do Livro Contrato Social
Resumo do Livro Contrato Social - Jean J. Rousseau
Universidade Católica
2008
Primeiro Livro
Rousseau,era secretário do embaixador de Veneza em 1743 e estudava teorias polÃticas vigentes. Podemos destacar das leituras polÃticas do autor podemos destacar os livros jurisconsultos como: Grotius,Pufendorf e Althusius ou se preferir filósofos polÃticos como Montesquieu,Hobbes e Locke.Grotius foi uma de suas obras mais lidas nos séculos XVII e XVIII. Segundo Grotius o poder polÃtico pode assumir varias formas ,mas suas preferencias pessoais tendem para a monarquia absoluta.Quanto a Pufendorf precisou da teoria do contrato de Grotius, para fazem a distinção entre dois tipos de pactos: A) o pacto de associação segundo o qual é formada a sociedade e que no sistema permite afirmar que a sociedade não se desfaz com a queda do governo) Um pacto de submissão pelo qual o poder é confiado pelo povo a um soberano.Quanto á Althusius sua presença é bastante clara em algumas elaborações de Rosseau,exemplo: Cartas da Montanha, e certos trechos deste Do contrato Social.
Quanto a Hobbes, resumimos sua doutrina assim: No estado de natureza os homens apenas visão satisfação egoÃsta de suas necessidades.O soberano legista ,estabelece os dogmas religiosos,etc.A teoria do contrato social exposta por Locke, precursor do liberalismo burguês, opõe-se frontalmente a de Hobbes.Montesquieu se concentrava em fatores geográficos,Rosseau insistia nos valores históricos.
A economia polÃtica que se refere o livro hoje é chamada de administração pública.Esse livro é um estudo de teorias polÃticas,sociais e civis da época do século XVIII.
Conclusão do I capÃtulo