Estudo Dirigido de Durkheim
DURKHEIM
1) Quais são as três características principais da Sociologia Positivista?
A crença de que a realidade se constitui essencialmente naquilo que nossos sentidos podem perceber, as ciências sociais e as naturais compartilham de um mesmo fundamento lógico e metodológico (se distinguem apenas no objeto de estudo) e a existência de uma distinção fundamental entre fato e valor (a ciência se ocupa do fato e não pode ser influenciada por valores).
2) Quais são as principais características do método positivista utilizado por Durkheim?
O método utilizado por Durkheim tem como elementos a regra do fenomenalismo (não há distinção entre fenômeno e essência), do nominalismo (conceitos são apenas nomes, o mundo é uma coleção de fatos observáveis), regra da neutralidade cientifica (fatos podem ser constatados e experimentados, valores são atribuídos), e a crença da unidade do método (padronização do método de estudo).
3) Como Durkheim define a consciência coletiva? De que maneira ela pode ser estudada “cientificamente”?
Para Durkheim, a consciência coletiva é a “alma da sociedade”, o conjunto de crenças e valores da mesma. Dessa forma, é imaterial, não observável e por isso não pode ser estudada cientificamente. Logo, para entende-la é preciso estudar os fatos sociais.
4) De acordo com Durkheim a principal preocupação da Sociologia seria o estudo dos fatos sociais. Explique o que são fatos sociais para Durkheim e quais são as suas características, dando exemplos.
Os fatos sociais são gerais, coercivos e exteriores ao individuo; permitem que a sociedade exista. Tem uma existência estabelecida na sociedade. São maneiras de ser, estar e de fazer, que tem influência sobre os indivíduos.
5) Explique como Durkheim usou o conceito de fato social para estudar o suicídio.
Durkheim percebeu que as taxas de suicídio são relativamente constantes dentro de uma sociedade, variando entre uma e outra. Estuda, então, o suicídio como fato social,