Sociologia
Estudo dirigido: Utilizando como referência as coordenadas teóricas e metodológicas oferecidas pelas perspectivas sociológicas de Karl Marx e Friedrich Engels, Emile Durkheim e Max Weber e seus respectivos diagnósticos sobre a modernidade, analise e explique o Taylorismo e o Fordismo.
Introdução Sabendo-se que o Fordismo foi o nome dado ao modelo de produção de automóveis, instituído pelo engenheiro Henry Ford, que consistia em aumentar a produção através do aumento de eficiência e baixar o preço do produto, resultando no aumento das vendas. E o Taylorismo é um método de concepção de produção em massa, baseada em um método científico de organização do trabalho, desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor. Fica claro que ambos revolucionaram a produção industrial, pois tinham como objetivo maximizar o lucro através do aumento da produção de automóveis em menor tempo possível (antes em horas, depois em minutos). Estas formas de trabalho gerou na época uma desordem financeira e psicológica para as famílias e principalmente pra quem não era absorvido por esse mercado. Para a sociologia o ambiente pode determinar o comportamento humano e a sociedade evolui mesmo sem querer ou percebermos.
Karl Marx e Friedrich Engels Para Karl Marx, fundador do comunismo moderno, foi feito um discurso por Friedrich Engels, um de seus melhores amigos e colaborador, que declamou em seu funeral: “Marx era, antes de tudo, um revolucionário. Sua verdadeira missão na vida era contribuir, de um modo ou de outro, para a derrubada da sociedade capitalista e das instituições estatais por estas suscitadas, contribuir para a libertação do proletariado moderno,...”. Eles visavam o sistema Taylorista como método de organização da estrutura social. Segundo o Marxismo, o trabalho humaniza e com o trabalho há interação social, há uma troca econômica, pois toda sociedade