Sobre o Fosgênio
FOSGÊNIO
1-Ocorrência
Na Índia, mais especificamente na cidade de Bhopal, no dia 3 de dezembro de 1984, aconteceu o maior acidente do mundo na indústria química. Nesse acidente, morreram 4 mil pessoas diretamente, 20 mil morreram posteriormente e mais de 150 mil pessoas sofrem os efeitos do gás tóxico até hoje. Foi na madrugada do dia 2 para o dia 3 de dezembro, com o vazamento de um gás venenoso, o metil isocianato (MIC). O pesticida que a Union Carbide produzia chamava-se Sevin, e essa substância agia atacando o sistema nervoso dos insetos. A produção envolvia compostos perigosos, e nesse dia eles ficaram fora de controle. Até hoje as razões do acidente são controversas, mas o mais provável é que a manutenção errada dos canos que conduziam a matéria-prima para que acontecesse a síntese do Sevin tenha sido o fator desencadeante dessa tragédia. A preparação dessa substância envolvia ingredientes que, misturados na proporção correta, resultavam no pesticida. O gás fosgênio era um deles. Extremamente letal, esse gás também foi utilizado nas grandes guerras mundiais.
2- Toxicidade
Fosgênio é um gás tóxico e corrosivo de fórmula COCl2 . É usado na fabricação de polímeros de isocianato, agrotóxicos, corantes, produtos farmacêuticos, entre outros.
Atualmente é usado na indústria como agente de cloração, porém foi usado da I Guerra Mundial como gás de guerra, do tipo sufocante, pelo fato de reagir com aágua, formando o ácido clorídrico (HCl) e dióxido de carbono (CO2).
É classificado como produto perigoso, com a numeração internacional 1076, e sua manipulação requer equipamentos de proteção.
Fosgênio: cloreto de carbonila, oxicloreto de carbono - Fórmula química: CCl2O -
Nº CAS 75-44-5
Descrição e usos
O fosgênio é um gás incolor a temperatura ambiente com odor de fruta em decomposição.
É usado na fabricação de polímeros de isocianato, agrotóxicos, corantes, produtos
farmacêuticos,