Estudo de Caso Embraer
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Marcus Vinicius Castro Henriques Hélio Gomes de Sousa Júnior
Trabalho da disciplina Estratégia Empresarial,
Tutor: Prof. Juarez Jonas Thives Junior
Rio de Janeiro
2004
Estudo de Caso : Embraer: A líder mundial em jatos regionais
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Embraer: A líder Mundial em Jatos Regionais
REFERÊNCIA: Gremawhat, Pankat; Herrero, Gustavo A.; Monteiro, Luiz Felipe. Embraer: A líder mundial em jatos regionais, Harvard Business School, outubro 2000.
O trabalho dos autores referência todos os marcos vivenciados pela empresa Embraer durante aproximadamente 15 anos, falam sobre seus cases de sucessos, fracassos, privatização, reorganização do trabalho e como a empresa conseguiu se tornar líder no segmento de jatos regionais e a 4ª maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo. Os autores dividem o texto em etapas marcantes na empresa.
Início promissor Em 1969 houve a criação da empresa e em seguida começam a acontecer os fatos “mais” importantes da Companhia.
No ano de 1971 foi lançado o jato de treinamento e ataque ar-terra Xavante, logo no ano seguinte foi lançada a aeronave de pulverização Ipanema , no ano de 1973 foi lançada a aeronave Bandeirantes que foi a primeira aeronave de passageiros, esta possuía 19 assentos . A empresa foi apoiada por um decreto presidencial que concedeu a empresa privilégios especial e ajudou a empresa a levantar um capital estimado em 350 milhões entre o ano de 1970 e 1985. A primeira venda de aviões para o exterior aconteceu no ano de 1978, daí pra frente houve uma crescente venda de aviões para o exterior e foi criada uma subsidiaria no EUA. No ano de 1981 a empresa assumiu 46% do mercado de turboélices e ultrapassou a sua principal concorrente. Em 1982 a sua concorrente Fairchild registrou uma queixa à Comissão