A organização de movimentos sociais
FACULDADE DE DIREITO
DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA PÚBLICA
Disciplina: História dos Sujeitos e Movimentos Sociais no Contexto da
Segurança Pública
Professores: Lenin Pires e Solano Santos
Aluno: Edson de Oliveira Benedicto
2ª Avaliação Semestral
Questão: A organização de movimentos sociais se direciona a lutar por direitos.
Ora, essa luta pode se dar em dois sentidos:
a) no primeiro temos uma luta contra o Direito para se criarem novos direitos;
b) já no segundo temos a luta à margem do Direito, por meio de instituições estatais (tribunais, assembleias, câmaras etc.), para se reconhecer e/ou ampliar o pálio de proteção dos direitos já existentes.
Neste sentido, com base nos textos discutidos em sala e no filme exibido, escreva um texto dissertativo-argumentativo onde você relacionará por qual/quais sentido(s) se voltaram às lutas sociais dos movimentos homossexuais nos EUA e no Brasil.
O movimento social em favor do homossexual traz em seu bojo uma série de manifestações de cunho sócio-político e cultural, cuja finalidade está inserida na obtenção do reconhecimento da diversidade sexual e dos direitos nele amputados. Os movimentos sociais em sua totalidade nascem a partir de uma discriminação ou de uma violação dos seus direitos. Um dos fatores sociológicos que influencia de forma a gerar os movimentos sociais advém de governos autoritários e a busca incansável da liberdade e democracia que surgiram nas décadas de 70 e 80. Quando nos referimos ao contexto da homossexualidade, muitas vezes esse contexto se dá através das perseguições e das condenações oriunda de uma sociedade cada vez mais preconceituosa e cruel, onde as
representações foram tomadas por represaria de um determinado grupo que não entende de fato o comportamento e os desejos que afloram em cada ser.
Os movimentos liberais do homossexualismo teve seu início, após o incidente de Stonewall em Nova York, que emergiu de forma avassaladora o