Movimentos sociais
Os movimentos sociais são reivindicações organizadas por uma classe social que visa seus benefícios. Sendo o capitalismo a única forma de organização social que foi criada através do conflito: Burguesia vs. Proletariado. A vida urbana e rural tem varias diferenças, porem as duas estão ligadas a produção capitalista.
Assim os movimentos sociais são organizados por cada classe social tendo como objetivo a favor ou contra algum tipo de realidade ou mudança visando sempre o bem para sua classe. O movimento tem vários tipos de reivindicações mas sempre tendo o movimento social como forma de organização.
Temos como exemplo de movimentos sociais do século XX e XXI o movimento trabalhista dos sem terra, o movimento feminista, o movimento estudantil, o movimento dos hippies entre muitos outros.
Na historia, por varias vezes um grupo de pessoas se uniram para lutar por um objetivo em comum, mas algumas vezes estes não são caracterizados como movimentos sociais.
Nos movimentos sociais encontramos varias características que os englobam como apresentarem a possibilidade de mudarem a historia, lutando pelos seus objetivos para inclusão, exclusão ou transformação radical da sociedade.
Nos dias de hoje é muito importante os movimento sociais, pois temos a possibilidade de mudar as políticas publicas, quando uma pessoa não tem o poder suficiente da mudança, as pessoas que compartilham o mesmo interesse se unem e se organizam para poder transformar a sociedade.
O homem reconhecendo como sujeito histórico transformar a organização da sociedade, temos como exemplo os direitos conquistados pelo os negros em busca da inclusão.
O principio norteador, que são encontrados em todo movimento social, nada mais é que um projeto construído para encontrar solução para problemas. O tipo de projeto será estabelecido através da condição de classe do movimento social. Como exemplo temos o movimento do sem-terra, tendo como projeto a reforma agrária , ou seja o