Transporte aéreo - moçambique
No âmbito da cadeira de Transportes de passageiros e mercadorias, foi incumbida a tarefa de realizar um trabalho de carácter individual acerca dos modos de transporte no geral, sendo que este trabalho, refere-se com maior atenção aos transportes aéreos, frisando aspectos como vantagens, desvantagens, tipos, entre outras características.
Generalidades
Transporte é o movimento de mercadorias ou de passageiros de um local para outro. Os transportes são parte importantíssima de qualquer sociedade nos nossos dias, evoluindo constantemente, de modo a satisfazer as necessidades dos utentes.
Os transportes contribuem, muito para o desenvolvimento de regiões, sendo que uma região sem muitos transportes, significa que está ligeiramente “atrasada” em relação a outras.
Os transportes, como já foi acima citado estão em constante evolução de modo a satisfazerem necessidades que vão surgindo com o andar do tempo e das gerações.
No que toca ao transporte aéreo, é sempre referido que o homem sempre desejou voar.
Breve Historial
Primeiramente, o ser humano conseguiu satisfazer os seus desejos nesta área (desejo de voar do ser humano) através de balões, no final do século XVIII, funcionando, com gases mais leves que o ar, como o hélio e o hidrogénio. Em 1900, o conde alemão Ferdinand von Zeppelin ia mais além, inventou o zepelim, um enorme dirigível, feito de metal e cheio de hidrogénio.
Três anos depois, em 1903, os irmãos norte-americanos Wilbur e Orville Wright deram um voo ainda mais alto. Eles conseguiram manter uma embarcação por 59 segundos no ar. Era um avião primitivo, que foi lançado por uma espécie de catapulta.
Alberto Santos Dumont, de nacionalidade brasileira, teve o privilégio de pela primeira vez pilotar um avião sem ajudas externas como por exemplo rampas ou catapultas em 1906. Esse facto ocorreu na França com um avião de nome 14-Bis. Dumont também foi o primeiro a controlar o voo de um veículo mais leve que o ar, auxiliando em muito