Estrutura organizacional Aeroportos de Mocambique
A organização é um instrumento básico para o desenvolvimento e implementação de qualquer projecto, visando alcançar os objectivos e resultados pré-estabelecidos. Planejar, dirigir e controlar, não só uma empresa mas qualquer tipo de agrupamento e/ou instituição, não se torna tarefa fácil quando não existe uma certa estrutura organizacional.
Na empresa Aeroportos de Moçambique a estrutura torna-se de fulcral importância para o seu sucesso pois é uma empresa de grande porte e para fazer uma distribuição de cargos por uma quantidade excessiva de funcionários é necessário ter critérios de avaliação para comandar um certo departamento e uma certa função.
Problema
Apesar da sua vasta dimensão e aparente boa gestão esta empresa tal como muitas outras depara-se com problemas e percalços na sua estrutura que obstruem-na no caminho para o sucesso e alcance dos seus objectivos, desde problemas na sua actividade diária à grandes roubos.
Objectivos
Gerais
O presente trabalho, tem como objectivo genérico fundamental, o estudo da estrutura organizacional no geral e da empresa Aeroportos de Mocambique, visando mostrar as várias divisões dentro desta organização que em conjunto trabalham para almejar as situações estabelecidas pela empresa.
Específicos
Contudo relativamente ao trabalho, vai-se incidir principalmente no conceito de estruturação, escala hierárquica e estrutura da ADM,E.P., factores que influenciam a organização, funções e reformas (o seu impacto) e problemas de funcionamento e desvios.
Revisão bibliográfica
Conceito de estruturação Fixados os objectivos e estabelecidos os planos, cabe à gestão a responsabilidade de organizar os recursos (humanos e não humanos) numa forma lógica de modo a que tais objectivos sejam alcançados.
Esta-se perante a função estruturação que envolve: A divisão de todas as actividades organizacionais em postos de trabalho, de natureza individual
O agrupamento destes em unidades de trabalho
As