A falta de engenheiro
Como fazer o resumo de um texto
Resumir um texto é reproduzir, em poucas palavras, o que o autor expressou amplamente. Resumir é fazer um treinamento indispensável para quem deseja adquirir facilidade na comunicação verbal organizada e completa. Quem resume é levado a observar o que é essencial e o que se acrescenta como secundário (repetições, explicações, exemplificação, etc.) Quem resume aprende a relacionar as ideias principais e entender com clareza o assunto de que se trata e a mensagem ou solução que o autor busca transmitir. Quem resume aprende a distinguir o sentido próprio (lógico, denotativo, científico) das palavras, do significado figurado (psicológico, conotativo, artístico) que os vocábulos assumem no texto.
Procedimentos: • A preparação do resumo: leitura atenta e organizada do texto 1. Fazer primeiramente uma leitura demorada, sem anotar, a fim de tomar conhecimento das ideias principais. No final desta leitura, deveremos ser capazes de responder à pergunta genérica: qual o assunto do texto?
2. Fazer uma segunda leitura (e outras mais, se julgarmos necessário), anotando a margem o que for importante para a compreensão detalhada do texto. Numa dissertação é fundamental separar a parte doutrinária ou teórica dos exemplos e das explicações. A parte doutrinária deverá figurar sempre no resumo, ao passo que os exemplos e mesmo as explicações longas poderão ser abreviadas ou até suprimidas.
3. Sublinhar as palavras-chave, que marcam as idéias fundamentais para a compreensão (estas palavras estão quase sempre na parte doutrinária).
4. Ficar atento para as palavras de ligação que estabelecem a estrutura lógica dos raciocínios (assim sendo, além do mais, pois, porque, por conseguinte, em decorrência, etc.).
• O Resumo 1. Numa dissertação, os parágrafos marcam as partes da estrutura do raciocínio geral; além disso, cada parágrafo inclui parte da doutrina